Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), deverá visitar Caxias do Sul no final deste mês. A informação foi confirmada pela deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), durante uma live na noite desta terça-feira (02), na companhia do deputado estadual Pepe Vargas (PT). A parlamentar recebeu a notícia secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa (foto), com quem esteve reunida durante a tarde desta terça. Segundo a deputada, a comitiva que virá até a Serra Gaúcha será composta pelo próprio secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, o secretário de Educação Superior do Ministério, Alexandre Brasil e o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Oppermann.
Conforme Denise, a comitiva conhecerá a área oferecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Campus 8, para um possível recebimento do campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no município. A ideia, conforme a petista, é que os integrantes do Ministério da Educação e a reitoria da UCS afinem e alinhem estratégias para concretizar a compra do espaço pelo governo federal que hoje pertence a UCS e que poderia abrigar a instituição de ensino superior, já pensando nos seis primeiros cursos que o campi Serra da UFRGS poderá criar em Caxias do Sul.
“Em princípio a gente faria uma agenda em Brasília para levar a ideia da reitoria da UCS, da compra do Campus 8, aos integrantes do MEC e já poderíamos pular essa parte de uma possível construção de um prédio da UFRGS em Caxias. Mas na verdade, o MEC virá a Caxias no final do mês de julho, entre 29 e 30 de julho. Inclusive existe uma ideia do Rui Oppermann, que o Campi da UFRGS também inicie já com cursos de especialização, além dos de graduação”, finalizou Denise.
Na oportunidade, o deputado estadual Pepe Vargas também comemorou a informação. Disse que o campi é apenas o início de um sonho de muitos anos para Caxias do Sul e região. O parlamentar afirmou que o pontapé inicial será dado e na sequência outros cursos poderão ocupar o campi da instituição federal em Caxias do Sul.
“Tem que ter os seis primeiros cursos para começar, mas depois vamos pensar nos demais cursos porque vamos expandir e ter uma universidade multicampi”, defendeu o deputado.
Inicialmente, segundo informações do MEC, serão seis cursos, para 2.800 estudantes, com um investimento de R$ 60 milhões de reais do Governo Federal para o campi de Caxias do Sul.