A abertura da maternidade no Hospital Virvi Ramos, em Caxias do Sul, está cada vez mais próxima. Nesta quarta-feira (29), a Câmara de Vereadores Municipal aprovou a liberação de R$ 4,5 milhões para compra de equipamentos para o espaço.
No projeto de lei enviado pelo Executivo, é destacado que Caxias do Sul é referência na saúde, para, pelo menos, outros 48 municípios da Serra gaúcha e para isso, é preciso uma estrutura que atenda toda a demanda. Contudo, os equipamentos disponíveis na estrutura atual do Hospital Pompéia, utilizados na maternidade mantida pela Prefeitura durante o período de transição, são insuficientes para o novo espaço e estão tecnologicamente defasados.
Desta forma, o valor será investido, sobretudo, na compra de novos materiais para serviços obstétrico e inclusive para uma UTI neonatal. Além disso, é frisado que o Virvi Ramos não tem fins lucrativos e assumiu o materno-infantil, dado que os serviços deixarão de ser prestados pelo Pompéia a contar do próximo dia 30 de junho.
Para liberar os mais de quatro milhões, o Município utilizará recursos de emendas parlamentares em despesas correntes em saúde e, por conseguinte, conseguirá liberar recursos livres para repassar ao Virvi Ramos, a título de auxílio, conforme previsto em projeto de lei aprovado nesta quarta.