A programação de Corpus Christi segue diferentes linhas na Serra Gaúcha. A opção ficou para cada paróquia decidir se iria seguir a tradição ou remodelar a programação diante da tragédia que o Estado vive. Uma das referenciais da região na celebração é Flores da Cunha. Com imponentes tapetes de serragem que tomam a área central da cidade, Flores conta com a tradição nesta quinta-feira (30). Entretanto, foi remodelada diante da tragédia gaúcha.
A organização do dia de Corpus Christi na Terra do Galo começou bem antes das intempéries climáticas, por isso foi mantida. Porém, alguns tapetes foram adaptados para dialogar com o momento atual do povo gaúcho, demonstrando solidariedade e união. O Frei Jadir Segala, da paróquia de Flores, cita que a ideia da organização é surpreender nas produções. Tendo como principal mote a esperança e a solidariedade, a comunidade está convidada a fazer doações neste feriado.
As celebrações na Terra do Galo serão às 9h, em uma missa campal e a outra às 14h30 será em homenagem ao Frei Salvador. Já em São Marcos, importante ponto da Serra que homenageia a data, a confecção dos tapetes foi cancelada. A missa de Corpus Christi está agendada para às 9h e toda a organização está voltada para a arrecadação de donativos de higiene, alimentos e móveis.
Segundo a coordenadora da Equipe de Corpus Christi e Coordenadora da Pascom São Marcos, Tânia Maria De Barba, as doações serão recebidas durante a manhã na Igreja Matriz e na parte da tarde no Salão Paroquial da Matriz.
No Santuário de Caravaggio, em Farroupilha as missas acontecem 8h, 10h, 11h, 14h, 15h e 17h. Sendo a procissão durante a primeira missa. Tapetes de serragem também estão expostos durante o dia no Santuário. A adoração ao Santíssimo Sacramento será às 20h.