Com inúmeros prejuízos ocasionados pela chuva os bairros, em Caxias do Sul seguem com desafios frente a recuperação necessária. Com casas invadidas pelas águas, famílias tiveram perdas significativas. Entre os bairros afetados, estão o Reolon, Marianinha de Queiroz, Mattioda e Cruzeiro. Frente aos problemas, a União das Associações de Bairro (UAB) promove a mobilização de projetos que possam amenizar os efeitos em caso de novos eventos climáticos.
Conforme o presidente da UAB, Valdir Walter, as famílias que foram atingidas sofrem com o problema de alagamentos constantemente, desta forma, medidas mais incisivas precisam ser tomadas para suprir estes desastres.
Além disso, segundo Walter no momento ocorrem ações paliativas nos bairros atingidos, com apoio da administração pública. A UAB também trabalha na apresentação de um projeto para a instalação de contenções que capte a água da chuva. De acordo com ele, a medida pode promover a redução dos alagamentos na região.
Desta forma, bacias de contenção de cheias são reservatórios temporários para armazenamento da água da chuva. Este reservatório possui um dispositivo de escoamento que diminui a contribuição de água para a drenagem urbana, além de um vertedouro que deve garantir a vazão igual a contribuição de entrada do reservatório quando ele está cheio. As contenções servem como um amortecedor do sistema.
O presidente salienta que deve ocorrer uma mobilização por parte de toda sociedade e administração pública quanto a separação e coleta de lixos presentes nas ruas, principalmente nos bairros, fator que contribui para o risco de enchentes.