No próximo sábado, 14 de dezembro, será realizado o plantio de um Umbu no Ecoparque em Caxias do Sul. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, com o apoio do gabinete do vereador Olmir Cadore e da Câmara de Vereadores. O evento contará com apresentações artísticas e distribuição de erva mate.
Durante a cerimônia de plantio, também será descerrada uma placa em homenagem a personalidades que contribuíram para a preservação do tradicionalismo na região da Serra. Os campeiros, conhecedores da importância e simbolismo da árvore, respeitam o Umbu por reconhecerem sua relevância como fonte de vida e energia espiritual, bem como por entenderem que ela representa uma ligação entre o passado e o presente.
Sebastião Teixeira, um dos colaboradores do evento, conta que o umbu era árvore que na época dos tropeiros era utilizada para o descanso, onde o gaúcho se abrigava de baixo da sua sombra. Ele também conta de uma lenda associada à planta.
O Ecoparque foi escolhido como local de homenagem e plantio devido à sua característica de ser uma área pública de fácil acesso para a comunidade, permitindo que a árvore continue a oferecer proteção e sombra aos frequentadores do parque.
As personalidades tradicionalistas selecionadas para a homenagem representam diversos aspectos da cultura local, incluindo música, vida campeira, artistas renomados e indivíduos que contribuíram para a manutenção do tradicionalismo na região. Entre os homenageados estão Adelar Bertussi, Ana Rech, Xiruzinho, Manoelito Savaris, Clovis Pinheiro, Joaquim Pedro Lisboa, Gonçalves Calixto (Cabeleira), Aldo Mendes, e muitos outros, totalizando mais de 30 homenageados neste primeiro ano.
A celebração terá início às 15h com a chegada da cavalgada que trará a muda para o plantio, reverenciando os tropeiros e campeiros. O Pelotão Montado do 12º Batalhão de Polícia Militar participará da cavalgada.