A Escola da Inovação finalizou sua quinta turma no último fim de semana, formando mais 24 alunos. A iniciativa do Instituto Hélice em parceria com o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Centro Universitário Uniftec, já formou um total de 145 profissionais desde que foi lançada em 2022, sendo 54 só neste ano.
As aulas da escola são ministradas por professores das três instituições de Ensino Superior, além de convidados. Trata-se de uma jornada imersiva, dividida em três módulos: mentalidades, tecnologias emergentes e gestão da inovação. Nas aulas são abordados conteúdos como futuro, ESG (Ambiente, Social e Governança), ideação e lean startup, design, gestão de projetos de inovação, métodos ágeis, gamificação, nanotecnologia, robótica, prototipagem, entre outros. O coordenador da Escola da Inovação, Rafael Gasparin Boff, destaca a imersão no mundo da inovação e a pluralidade de temas abordados.
O encerramento do curso realizado na última semana contou com a apresentação de projetos desenvolvidos pelos próprios estudantes durante a jornada de aprendizado. As inscrições para a próxima turma, com início das aulas marcado para março de 2025, já estão abertas. Para se inscrever para a próxima edição, é preciso acessar o site www.escoladainovacao.com/.
Fundado em 2018, o Instituto Hélice é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para desenvolver o ecossistema e a cultura de inovação da Serra Gaúcha. As ações ocorrem por meio de processos estruturados de inovação aberta junto às empresas associadas, que recebem acompanhamento de seu nível de maturidade. O instituto também promove eventos e formações junto à comunidade sobre o tema.