Nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, a comunidade serrana se reúne em Caxias do Sul para definir os projetos elegíveis para a Consulta Popular 2024. Após as discussões nas microrregiões de Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul na semana passada, o Conselho Regional do Desenvolvimento da Serra (Corede Serra) organiza uma assembleia ampliada para escolher as seis propostas que estarão na cédula de votação.
O evento está agendado para ocorrer no auditório do Bloco H do campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), às 14h, e será aberto à participação do público em geral, bem como de representantes de entidades, associações e autoridades locais. Esta será a última etapa de discussão das demandas antes do pleito. Das 23 propostas submetidas pelos cidadãos da Serra por meio do portal da Consulta Popular, oito foram pré-selecionadas nas assembleias microrregionais realizadas em Nova Prata, Bento Gonçalves e Caxias do Sul no início deste mês.
Durante a assembleia, os participantes irão formalizar a cédula de votação e decidir se as propostas terão abrangência regional ou se os recursos serão distribuídos entre os municípios que alcançarem pelo menos 2% dos votos. Outro ponto de discussão será a alocação dos R$ 1,7 milhão destinados à execução das propostas eleitas pelo povo. Além disso, será debatida a distribuição dos R$ 500 mil entre os municípios que atingirem os 2% dos votos, no caso do Corede Serra ficar classificado entre o segundo e o nono lugares na votação geral.
Os 28 municípios que compõem o Corede Serra somam um pouco mais de 700 mil eleitores. Qualquer cidadão com título de eleitor registrado no Rio Grande do Sul poderá participar da Consulta Popular, que contará com cédulas específicas para cada uma das 28 regiões do estado. A votação, mais uma vez, será online, através do portal da Consulta Popular, entre os dias 2 e 6 de dezembro.