A Universidade de Caxias do Sul (UCS) sediou, na última terça-feira (26), o Seminário de Regulamentação da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. O escritório regional da Metroplan, juntamente com os técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) buscam agilizar os trâmites necessários ao processo de regulamentação, por meio do diálogo com as prefeituras.
O bloco de municípios foi criado por uma lei estadual, aprovada em agosto de 2013. Atualmente, a Região Metropolitana é composta por 14 municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Santa Tereza e São Marcos.
Para que ocorra a regulamentação, foi necessária a criação de um conselho, composto pelos prefeitos, representantes do Estado e das bacias dos rios Caí e Taquari. O objetivo é organizar a governança necessária para que seja discutido o Plano de Desenvolvimento Integrado da Serra. Segundo a vice-prefeita de Caxias, Paula Ióris, um grupo de integração dos municípios da Serra.
Caxias do Sul foi o último município a sancionar a lei para a adesão à Região Metropolitana, em 2020. Como o centro populacional entre as 14 cidades, Caxias deve ser a capital do novo bloco municipalista. No total, são mais de 860 mil habitantes que devem ser beneficiados com as medidas adotadas em conjunto.