Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque APP Jornalismo
  • Economia
  • Notícias

Apesar de crescimento em março, presidente da CIC projeta queda nos números com tragédia climática

  • Tahena Irigoyen
  • 09/05/2024

A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul divulgou nesta quinta-feira (9) os resultados econômicos do município referentes ao mês de março deste ano. Os dados revelam um crescimento expressivo de 4,5% em comparação com o mês anterior. Todos os setores demonstraram desempenho positivo, com a indústria liderando com um aumento de 5,2%, seguida pelo setor de serviços com 4,5% e o comércio com 2,4%.

Quando comparado a março de 2023, o crescimento é ainda mais significativo, atingindo 12,8%. O setor de serviços despontou com um aumento de 18,7%, seguido pela indústria com 12,9% e o comércio com 2,3%, todos evidenciando uma notável expansão.

Ao analisar o desempenho acumulado no ano, comparando o primeiro trimestre de 2024 com o mesmo período do ano anterior, observa-se uma aceleração notável nos setores de serviços, com um crescimento de 20,6%, e na indústria, com 8,7%. Por outro lado, o comércio registrou uma leve redução de -0,7%. No geral, o indicador demonstra um aquecimento de 10,6% na economia local.

De acordo com o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, estes dados não podem ser avaliados isoladamente. Ele afirma os bons resultados e entregas do mês, mas destaca o contexto de calamidade pública que o estado do Rio Grande do Sul enfrenta frente à enchente que assolou os municípios nas últimas semanas, o que refletirá nos levantamentos dos próximos meses. 

Os números do Termômetro de Vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) colaboram com essa tendência de crescimento, com um aumento de 2,40% no comércio em relação a fevereiro de 2024. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um incremento de 2,32%.

Para o assessor de economia e estatística da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Mosár Leandro Ness, esses números são interpretados como um sinal claro da retomada definitiva das atividades na cidade. Ele destaca que a sociedade voltou a produzir em um ritmo mais acelerado, o que beneficia o comércio local. Contudo, Mosár adverte para os possíveis impactos a médio prazo das condições climáticas adversas sobre determinados setores da economia.

O assessor ainda destaca que o crescimento de mais de 2%se  deve especialmente à manutenção da queda da taxa básica de juros, que deixa o crédito mais acessível.

Tags:
  • cic
  • comércio
  • crescimento
  • Dados
  • ecnonomia
  • serviços
  • tragédia climática
Tahena Irigoyen
Tahena Irigoyen

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Confira situação de rodovias no Vale do Caí e na Serra Gaúcha

  • Redação
  • 09/05/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

10ª Romaria das Crianças ao Santuário de Caravaggio acontece neste sábado

  • Redação
  • 09/05/2024
ler post
Mais notícias
ler post

Caxias do Sul deve ter déficit de R$ 80 milhões em 2025, segundo projeções da Prefeitura

  • 16/09/2025
ler post

Implantação da Casa da Mulher Brasileira em Caxias do Sul depende da cessão de terreno

  • 16/09/2025
ler post

Programa de renegociação do Funcap deve ser enviado à Câmara para votação nos próximos dias

  • 16/09/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Juventude se reapresenta e inicia preparação para enfrentar o Mirassol
  • Esmeraldas iniciam deslocamento para São Paulo para confronto das oitavas da Copa do Brasil
  • Caxias inicia deslocamento para Londrina na próxima quinta-feira
  • “Na verdade, a gente nunca vai conseguir mensurar o quanto isso impacta e importa na formação dos atletas.”, destaca Filipe Dias sobre os amistosos internacionais do Juventude Sub-20
  • Vereadora critica gestão da saúde pública em Caxias do Sul
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

09/05/2024 - Atualizado em 09/05/2024 - 15:17

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar