As alterações valem a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de julho, quando a população deve passar a abrir os protocolos pelo call center 0800 000 4062. Desta forma, o número 156 do Alô Caxias vai deixar de receber as solicitações de iluminação pública e estará em funcionamento até o dia 14 de julho para esta finalidade. Demais solicitações seguem normalmente pelo número. Após desativado, os atendimentos ocorrem de forma direta com a parceria público-privada Consórcio Luz de Caxias do Sul.
A concessionária também passa a oferecer atendimento presencial na sede, localizada na BR-116, nº 16.585, bairro De Lazzer, a partir do dia 15 de julho e ainda trabalha para habilitar um site e um aplicativo para smartphones e tablets que também vão ofertar a abertura de atendimentos. A previsão é que as ferramentas estejam disponíveis para a população a partir do dia 1º de agosto.
Conforme o secretário de Obras e Serviços Públicos, Norberto Soletti, as ampliações do serviço facilitam a identificação dos pontos sem luz evidenciados pela população.
O Consórcio Luz de Caxias do Sul realiza a primeira fase da operação que marcou o início da manutenção do parque de iluminação da cidade. Até o momento, foram substituídos 7.677 pontos de iluminação e o número de demandas reprimidas é de 5.900. A partir de julho, a parceria público-privada da iluminação dará início à fase II, voltada à modernização de toda a rede da cidade.