Há mais de um ano o acesso ao município de Nova Petrópolis pela BR-116 está com problemas. Hoje o trecho que engloba os quilômetros 179 e 181 está parcialmente aberto, sendo orientado por semáforos 24 horas por dia. A passagem é permitida apenas para veículos leves. Os problemas que seguem até hoje iniciaram em junho no ano passado, com eventos climáticos extremos.
Após essa data outras catástrofes atingiram a região, impactando o andamento dos trabalhos e registrando outras quedas de barreiras. Por alguns meses o acesso rápido entre Caxias e Nova Petrópolis ficou impossibilitado e a viagem teve um grande acréscimo de tempo. Foi no último mês de setembro que a ligação ficou liberada pela Ponte da Cooperação, feita por empresários e comunidade para ser uma alternativa.
Em nota à imprensa, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) disse que não há uma previsão exata de conclusão das obras no momento, apenas que devem ser finalizadas em 2025. Segundo o documento, novos pontos de deslizamentos foram identificados no trecho e geraram novas intervenções.
O trabalho que vem sendo realizado consiste no grampeamento de taludes, furação para colocação de tirantes, paredes cercadas por gabiões, ou seja, um espécie de cesta de aço onde serão colocadas pedras para preenchimento de cava entre a estrutura e a rodovia.