Na tarde dessa quarta-feira (11), o novo volante do Caxias, Mantuan, foi oficialmente apresentado e concedeu entrevista após o treino do Grená. O atleta de 27 estava no Botafogo-PB e assinou com o Caxias até o final da Série C de 2025.
Mantuan foi anunciado pelo Caxias ainda no final de novembro. O volante comentou sobre o convite para vir jogar em Caxias do Sul e sobre os comentários que recebeu em relação ao time e a cidade: “quando recebi o convite, já tinha acompanhado um pouco do Caxias em relação a amigos que já jogaram aqui, então eu tive muita segurança em vir quando eu conversei com o Luizinho, com o Setti, foi um processo que me deu muita segurança pra vir pra cá. Tive amigos também que já moraram aqui em Caxias, então eu só tive feedbacks positivos em relação ao clube, em relação à cidade, em relação a tudo que envolve o Caxias, então foi uma escolha muito tranquila de se fazer.”
Revelado nas categorias de base do Corinthians, Guilherme Mantuan se profissionalizou em 2017, onde foi campeão do Brasileirão pelo time paulista. “Foi um processo muito positivo pra mim ali, foram anos muito bons. 2018 principalmente, porque foi o ano que eu mais joguei, mais tive sequência, mais pude participar jogando. Então eu acredito que a questão da maturidade ao longo de uma temporada dentro do futebol você vive muitos altos e baixos, sejam momentos bons ou ruins e você tentar encontrar o equilíbrio dentro da temporada. Quando as coisas saem bem não pode se iludir com esse momento, e quando as coisas também não saem como esperado, você não pode se desesperar também, então acho que encontrar esse equilíbrio é a maneira que eu tenho tentado acrescentar nos clubes que eu esteja ali, então eu acho que esse é o principal fator para uma temporada, você encontrar esse equilíbrio para você não perder o time do que está acontecendo dentro da competição e dentro do clube também“, disse o volante sobre seu período no Corinthians. Mantuan também acumulou passagens por clubes como Ponte Preta; Oeste; Gil Vicente, de Portugal; Botafogo-SP; e Amazonas.
O Caxias já está na segunda semana de pré-temporada visando o 2025, o atleta de 27 anos analisou sobre o inicio de trabalhos do time de Caxias do Sul e visou a temporada grená. “Os trabalhos são muito intensos, então eu cheguei um pouco antes também, eu já tô treinando faz mais de duas semanas praticamente mas tem sido de maneira muito proveitosa.São trabalhos que focam mais na parte física agora, trabalhos de força, trabalhos no campo também, então estamos todos olhando com bons olhos essa pré-temporada. Fazer uma boa pré-temporada. Como eu disse anteriormente, a temporada é longa, então fazer uma boa pré-temporada para que você possa ter essa manutenção ao longo da temporada, seja em nível de força, em todos os aspectos, sejam eles físicos, técnicos, táticos, é muito importante nesse começo, porque depois tem, principalmente agora no gauchão, muito pouco tempo de recuperação entre os jogos. É praticamente uma competição que, se fizer o que for necessário, é muito difícil. Eu não calculo nem dois meses de campeonato, são jogos a cada três dias, então fazer uma boa pré-temporada agora para depois fazer uma manutenção ao longo do ano é muito importante.”