Em época de Natal, o discurso é quase sempre o mesmo. Todos desejam paz, união, amor, boas energias. É tempo que as pessoas querem passar ao lado de quem amam e confraternizar. A reportagem da Rádio Caxias foi às ruas para saber o significado do Natal na vida das pessoas e o que elas querem receber e partilhar, além do material. A reportagem também conversou com uma psicóloga para entender melhor esse lado humanizado dessa data tão importante da cultura ocidental.
Paulo Blauth, reciclador, afirma que o que mais deseja nesse Natal é a presença da sua filha, pois vive sozinho e se sente sozinho. Para ele, o Natal é unicamente Jesus.
Para a estudante Manuele Salli, o Natal é um momento de união e paz, e esses votos ela deseja não apenas dentro da sua família, mas para a sociedade em geral.
Lourdes dos Santos, aposentada, diz que o Natal para ela significa uma festa para a reunião familiar, e que o desejo para esse Natal é justamente ter toda a família para celebrar, mas que infelizmente não vai poder realizá-lo.
Desejar boas coisas especificamente para o Natal e celebrá-lo é algo cultural, por conta do significado que carrega. É uma festa religiosa, a celebração do nascimento de Jesus. Segundo a psicóloga Oliane Benetti, a melhor forma do ser-humano, que é um “ser-desejante”, colocar em prática o que se deseja não apenas para o Natal mas em todos os momentos, é viver o momento presente.