No dia 28 de novembro, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) promove um grande evento em São Paulo para comemorar 25 anos, além de homenagear e premiar 74 unidades de saúde do Brasil. Entre as premiadas, quatro instituições são do Rio Grande do Sul, e três de Caxias do Sul, o Banco de Sangue, Hospital Pompéia e Hospital Unimed Serra Gaúcha e o Hospital Tacchini, de Bento Gonçalves.
Uma pesquisa realizada pela ONA com as instituições premiadas revelou dados significativos, das 74 indicadas, 49 responderam ao levantamento e destacaram a relação entre acreditação e segurança do paciente. A segurança do paciente é fundamental para reduzir danos e complicações, melhorar a qualidade do atendimento, aumentar a confiança nos serviços de saúde e reduzir custos.
No Brasil, o Anuário de Segurança Assistencial Hospitalar, publicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), revela que, a cada minuto, cinco pessoas morrem devido a erros médicos, que totaliza quase 55 mil mortes anuais. Desde 2013, o Ministério da Saúde mantém o Programa Nacional de Segurança do Paciente, que inclui protocolos essenciais para garantir cuidados mais seguros.
De acordo com o coordenador médico do Sistema de Gestão e Qualidade da Unimed Serra Gaúcha, Mauro Bertelli, a cada ciclo de acreditação, os níveis de exigência aumentam, o que consolida a Unimed como o hospital com maior tempo de reconhecimento na região. Ele destaca a importância da indicação.
O cuidado com o paciente começa pelo preenchimento correto do prontuário, que, quando inadequado, expõe o paciente a riscos, como erros na administração de medicamentos e falhas na continuidade do tratamento. Apesar dos avanços, apenas 0,45% das 380 mil instituições de saúde no Brasil são acreditadas. A ONA lidera o mercado e representa 72,1% das acreditações, com 1.400 instituições certificadas, destas, 422 hospitais. A maior parte dessas instituições (61%) está concentrada na região Sudeste.