A Prefeitura de Caxias do Sul informa que acionará, a partir desta sexta-feira (03/05), as medidas de contenção para manutenção do transporte público coletivo no município. Em virtude da situação de calamidade pública ocasionada pelas chuvas constantes, quedas de barreiras e bloqueios viários, não há previsão de entrega de óleo diesel do fornecedor, que fica em Porto Alegre, para a concessionária que opera o serviço na cidade. Diante do quadro atual, haverá ajustes nos itinerários dos ônibus já a partir desta sexta-feira.
Conforme plano emergencial apresentado pela concessionária e aprovado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), nesta sexta-feira (03.05), a concessionária trabalhará com os horários da tabela dos sábados, resultando em redução de 50% dos horários em todas as linhas do município. Já no sábado (04/05) e no domingo (05/05), o atendimento terá embasamento nas tabelas dos domingos, levando a uma redução de 55% na oferta dos horários.
A SMTTM alerta que as tabelas de sábado, com redução de 50% na oferta de horários, são previstas para indicar o funcionamento do sistema de transporte coletivo também na próxima segunda-feira (06/05) desde que não haja, até aquele momento, a entrega da nova carga de óleo diesel já adquirida pela concessionária. Se o combustível for entregue nesta sexta-feira ou durante o final de semana, há possibilidade de retomada da normalidade dos horários do sistema a partir da segunda-feira.
A Administração esclarece que a medida visa contribuir para a manutenção do serviço prestado pela concessionária, levando em consideração o atual estoque de combustível represado no município. O uso indiscriminado do óleo diesel existente na concessionária, sem redução dos horários, acarretaria em paralisação dos serviços ainda durante o final de semana.
A Viação Santa Teresa (Visate) informa que as tabelas, atualizadas, estão disponíveis para consulta dos usuários, no aplicativo Caxias Urbano. Ainda conforme a assessoria de imprensa, isso ocorre, principalmente, por conta d a questão do diesel, uma vez que está baixando o estoque. Inclusive, a Visate estaria operando em regime de emergência, pois o fornecedor, que fica em Canoas, não está conseguindo chegar a Caxias do Sul, a fim de abastecer a frota de veículos.