O prazo da troca de partido através da janela partidária encerra nesta sexta-feira (5). Essa é a data final para a mudança de sigla por parte de vereadores que pretendem concorrer às Eleições de 2024 por outra agremiação. Neste ano, o primeiro turno das eleições será realizado no dia 6 de outubro.
Estabelecida pela Lei dos Partidos Políticos, a janela é aberta em anos eleitorais sete meses antes do pleito. Entretanto, é importante ressaltar que apenas detentores de cargos proporcionais em disputa na eleição podem realizar mudanças ou novas filiações partidárias. Neste ano, somente os vereadores estão autorizados a fazer essas mudanças.
Na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, com o prazo da janela se esgotando, três bancadas estão sofrendo modificações. O Progressistas, que anteriormente contava apenas com o vereador Alexandre Bortoluz, agora passa a contar com dois novos representantes a partir desta terça-feira (2) em evento do partido na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre: Adriano Bressan, que deixou o PRD, e Gladis Frizzo, que saiu do MDB. Ambos integram a união entre partidos de direita — PL, Novo, Podemos e PP — que está projetando a pré-candidatura de Maurício Scalco (PL) a prefeito, tendo Gladis como vice. Segundo a vereadora Gladis Frizzo, a troca de partido representa uma oportunidade para se aproximar ainda mais da comunidade.
Já para Adriano Bressan a ideologia do mandato expressa insatisfação com as mudanças de posicionamentos do governo municipal ao longo dos anos de trabalho.
O PRD, que antes ocupava três cadeiras no plenário, agora tem apenas uma. Isso se deve à saída do vereador Adriano Bressan e ao anúncio de Clóvis de Oliveira, o Xuxa, que se filiou ao União Brasil (UB), pelo presidente local do partido, Kiko Girardi, em um evento na Câmara. Após 13 anos representando o PTB, hoje o PRD, Clóvis de Oliveira vê nesta mudança uma chance de colocar em prática projetos pessoais dentro das comunidades carentes do município.
Com a entrada de Xuxa na sigla, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul terá o primeiro representante do União Brasil em sua história. No PRD, permanecem Velocino Uez e o recém-filiado Lucas Diel.
Vale ressaltar que o prazo de filiação para quem deseja concorrer às Eleições de 2024, mas que não vai se utilizar da janela partidária encerra neste sábado (6).