A 2ª Vara Criminal da Comarca de Caxias realizou a primeira audiência de instrução no caso maus-tratos contra animais, na última sexta-feira (15). O crime foi registrado em 2023, no bairro Santa Fé. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado, sete testemunhas de acusação e a vítima de coação foram ouvidas durante a sessão, enquanto o réu preferiu usar o direito de permanecer calado, durante o seu interrogatório. Outros dois depoentes devem ser inquiridos nas próximas semanas.
A denúncia aponta que o homem mantinha ao menos oito gatos presos em condições degradantes, com sinais de ferimentos, mutilações e desidratação. Um gato foi encontrado morto, além de um crânio de cachorro estar na garagem da residência. A denúncia foi realizada pela ONG SRD (Sem Raça Definida), de Caxias do Sul.
A presidente da organização, a vereadora Andressa Mallmann (PDT), participou como testemunha da primeira audiência. Ela acredita na condenação do acusado, devido ao trabalho realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. A sessão reuniu pessoas na porta do Fórum, um movimento que Andressa categoriza como fundamental neste momento.
O acusado foi preso em flagrante em outubro de 2023, mas acabou solto pouco tempo depois. Em liberdade, o denunciado ameaçou testemunhas ligadas ao processo e culminou numa segunda imputação. Atualmente, ele está internado em uma comunidade terapêutica no Paraná e participou da audiência por videoconferência. Nenhum pedido de prisão foi feito durante esta primeira sessão.
