O inverno é um período esperado pelos comerciantes, que projetam nele um dos melhores momentos de vendas. Uma amostragem promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Caxias ouviu empresários locais dos setores de vestuário, calçados, bebidas, alimentos, cama, mesa e banho. Com um incremento de 4,3% e ticket médio de R$ 701,67, 46,2% dos entrevistados afirmaram que a comercialização de itens relacionados ao inverno foi melhor do que em anos anteriores.
A maior procura por itens de inverno aconteceu em junho (24,5%), seguido pelos meses de maio (20,4%), julho (18,4%), agosto (14,3%) e setembro (8,2%). Entre os motivos apontados por aqueles que avaliaram o resultado como positivo, estiveram a boa quantidade de dias frios, seguida de compras para doações aos atingidos pelas enchentes. Em contrapartida, os que não venderam o esperado citaram o contrário, com poucos dias frios e as enchentes como empecilho para lucrar mais.
O gerente Administrativo-Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, salienta que, apesar do aumento, a divisão de opiniões é nítida, assim como a menor quantidade de dias frios, que não foi considerada suficiente pelos comerciantes.
O levantamento da CDL Caxias mostrou que as vendas pelo digital representaram 7,5%. As redes sociais foram indicadas por 63,8% dos entrevistados como os principais canais para divulgar a loja e os produtos de inverno, enquanto o rádio lidera como meio de divulgação. Quando questionados se as vendas ficaram dentro do esperado, 31,8% dos lojistas afirmaram que sim, e 22,7% indicaram que foram melhores do que o previsto.
Dos empresários que participaram da amostragem da CDL Caxias, 46,4% informaram que, apesar das vendas razoáveis, promoveram liquidações para vender o estoque. Outros 21,5% disseram que, pelo fato de terem sobrado muitas peças de inverno, foi necessário realizar promoções. Além disso, o cartão de crédito foi a principal forma de pagamento.