As vendas para o Dia dos Pais cresceram apenas 2,6% neste ano. A expectativa inicial da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul era um aumento de 7,2% na comercialização dos produtos. A redução de quase 5% nas vendas é observada com diferentes motivos pelos empresários. Aproximadamente 28% dos comerciantes ainda sentem os efeitos das chuvas no RS, 25% alegam redução do poder aquisitivo da população. Enquanto isso, 18,8% diz que a compra de itens de menor valor interferiu e para 15,6% o Dia dos Pais não é uma data de grande destaque.
Nas pesquisas da CDL Caxias, após a data, 37,5% dos entrevistados contaram que as negociações foram inferiores quando comparadas ao ano passado, para 34,4% foram melhores e 28% consideraram os dois anos iguais. Quem teve melhor faturamento ou estabilidade aponta que os resultados para o clima mais frio, maior divulgação da loja e produtos em redes sociais e a proximidade da data do dia de pagamento. O ticket médio ficou em R$ 284,71 conforme o indicado na pesquisa prévia.
A amostragem da CDL Caxias também identificou que as vendas digitais representaram 10% dos negócios realizados para o Dia dos Pais. Um quarto dos lojistas (24,4%) informou que a maior procura pelos presentes aconteceu com uma semana de antecedência, nos dois dias que antecederam a data, 19,5% dos empresários indicaram aumento na demanda, seguido pelo sábado e o próprio domingo de Dia dos Pais (14,6%).
O dinheiro foi o meio mais utilizado para pagamento, segundo 30,7% dos comerciantes, seguido pelo Pix (23,1%), cartão de crédito (21,2%) e cartão de débito (17,3%). Entre os itens comercializados estão moletom, cestas personalizadas e prontas, perfumaria, barbeador e relógios.