Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Notícias

Urologista alerta para a importância do autocuidado entre o público masculino

  • Noriana Behrend
  • 15/11/2024
Foto: iosr.med.br/

O médico urologista, Alberto Grossi, reforça a importância do autocuidado e dos exames preventivos para a detecção precoce do câncer de próstata. No Brasil, são registrados mais de 70 mil casos anuais da doença, com o Rio Grande do Sul apresentando a maior taxa de incidência. O médico explicou que fatores como dieta rica em gordura saturada, histórico familiar e a idade avançada são os principais riscos para o desenvolvimento do câncer de próstata.

“No Rio Grande do Sul, hábitos alimentares e a longevidade contribuem para uma maior prevalência da doença”, afirmou.

Além disso, a genética também desempenha um papel importante: homens com histórico familiar de câncer de próstata têm duas vezes mais chances de desenvolver a doença. A doença geralmente se desenvolve de forma silenciosa, sem sintomas aparentes nas fases iniciais, o que torna os exames periódicos essenciais. Segundo o urologista, para homens sem histórico familiar, a recomendação é iniciar os exames de rastreamento a partir dos 50 anos, enquanto para aqueles com histórico familiar, especialmente, se o diagnóstico ocorreu antes dos 60 anos, o acompanhamento deve começar aos 45 anos.

Os exames preventivos incluem o PSA, exame de sangue que avalia a produção de uma proteína pela próstata, e o toque retal, que ajuda a identificar anormalidades que não são detectadas no exame de sangue. O médico também destacou que, embora a procura por exames tenha aumentado nos últimos anos, muitos homens ainda enfrentam resistência ao autocuidado, muitas vezes, devido a desinformação ou preconceito em relação ao exame.

“É preciso tornar o autocuidado uma rotina na vida do homem. Quando os sintomas aparecem, o câncer já pode estar mais avançado, tornando o tratamento mais difícil”, alertou o médico.

Nos estágios mais avançados, o câncer de próstata pode causar sintomas como dificuldade para urinar, dor óssea e frequentes necessidades de urinar.

O urologista, Alberto Grossi, finalizou enfatizando que manter uma rotina saudável, com boa alimentação, atividades físicas regulares e acompanhamento médico, pode reduzir significativamente os riscos da doença.

“Todo homem deve ter um médico de confiança para orientá-lo sobre os exames preventivos e manter sua saúde em dia”, concluiu.

A Unimed Serra Gaúcha também está promovendo uma palestra sobre saúde masculina no dia 18 de novembro, no auditório do Complexo Hospitalar em Caxias do Sul. A palestra, voltada para funcionários e clientes da cooperativa, será ministrada pela oncologista Dra. Verônica Denardin e pelo urologista Dr. Luis Felipe Zanettini. O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem, especialmente na prevenção do câncer de próstata.

Tags:
  • Alberto Grossi
  • câncer de próstata
  • diagnóstico precoce
  • Novembro Azul
  • prevenção
  • PSA
  • UNIMED
Noriana Behrend
Noriana Behrend

Artigo Anterior
  • Cultura
  • Notícias

Proclamação da República: fato histórico ainda suscita  reflexões importantes sobre a democracia brasileira na atualidade

  • Noriana Behrend
  • 15/11/2024
ler post
Próximo Artigo
  • Geral
  • Notícias

Municípios da serra se unem para revisar os cadastros do Bolsa Família

  • Tahena Irigoyen
  • 15/11/2024
ler post
Mais notícias
ler post

REFIS 2025 movimenta mais de R$ 3 milhões na primeira semana em Caxias do Sul

  • 30/06/2025
ler post

Guarda Municipal prende homem com 65 passagens policiais

  • 30/06/2025
ler post

Secretaria de trânsito instrui condutores para evitar incidentes envolvendo acúmulo de gelo na pista

  • 30/06/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Atacante participa da reapresentação e pode retornar ao time titular do Caxias diante do CSA
  • Juventude marca jogo-treino para a próxima quarta-feira
  • “Vinha trabalhando bastante pra momentos como esse”, fala autor do gol da vitória do Caxias 
  • “A semana foi intensa e importante”, comenta técnico do Juventude sobre retomada dos trabalhos 
  • Microempa lidera projeto nacional de fortalecimento de entidades empresariais
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

15/11/2024 - Atualizado em 15/11/2024 - 11:58

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar