Faltando um dia para o segundo turno das eleições municipais, as operações do Cartório Eleitoral começaram cedo neste sábado (26) com a distribuição de 1.096 urnas eletrônicas, que serão instaladas em 165 locais de votação e distribuídas pelas 1.110 seções das três zonas eleitorais do município. Vans fazem o transporte dos equipamentos, partindo do Cartório Eleitoral na Rua Garibaldi. Devido a esse trabalho, a via está bloqueada entre a Bento Gonçalves e a Pinheiro Machado. Neste sábado, o tráfego ficará interrompido até as 14h, enquanto no domingo (27), dia do segundo turno, o bloqueio começará às 6h30min e seguirá até as 22h.
Segundo Edson Borowski, chefe do cartório da 169ª Zona Eleitoral, o transporte das urnas é monitorado por GPS, e a previsão é que a entrega seja concluída até o final da manhã deste sábado. Além das urnas principais, 150 urnas de contingência estão armazenadas no depósito do Cartório Eleitoral, prontas para serem usadas se houver falhas no domingo de votação.
Assim como no primeiro turno, o município também foi sorteado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o teste de autenticidade da seção eleitoral. É obrigatório que 35 seções eleitorais do estado sejam sorteadas para esse teste, seguindo critérios pré-estabelecidos. O chefe do cartório, Edson Borowski, explica que, desta vez, também ocorrerá o Teste de Integridade, que será realizado na Zona 169, seção 128, localizada no Salão Paroquial Sagrada Família.
Enquanto isso, o Teste de Autenticidade ocorrerá na Zona 136, seção 138, localizada na Escola Santa Catarina, antes do início das votações.
Em Caxias do Sul 347.184 eleitores estão aptos para votar e devem comparecer as urnas no domingo. O voto é obrigatório para eleitores com mais de 18 e menos de 70 anos e a votação terá início às 8h e se encerrará às 17h no domingo.