O avanço do envelhecimento populacional no Brasil, apontado por levantamentos do IBGE, será tema de uma série de debates em Caxias do Sul ao longo de 2026. A iniciativa busca discutir os impactos sociais, econômicos e estruturais do aumento da população idosa, em um cenário de mudanças demográficas aceleradas.
Promovido pelo Corede Serra em parceria com a Universidade de Caxias do Sul, o I Ciclo de Discussões sobre Envelhecimento Humano da Serra Gaúcha será realizado em três encontros no Auditório do Bloco H da universidade. A proposta reúne especialistas e gestores públicos para discutir os desafios e oportunidades relacionados ao envelhecimento da população.
A programação tem início em 28 de abril, com o tema “Saúde e Envelhecimento”. O segundo encontro ocorre em 12 de agosto, abordando “Urbanização e Envelhecimento”, e o terceiro está previsto para 2 de outubro, com foco em “Mercado de Trabalho e Envelhecimento”. Os painéis contarão com especialistas de instituições como a UFRGS e a Unicamp, além de mediação de pesquisadores da UCS.
De acordo com a economista e secretária do Corede Serra, Monica Mattia, a criação de um grupo de trabalho dentro da entidade reforça a necessidade de planejamento regional diante da longevidade crescente na Serra Gaúcha. Segundo ela, a região apresenta uma proporção significativa de pessoas idosas, reflexo da qualidade de vida local, o que exige políticas públicas mais estruturadas.
“Estamos falando de uma população que vive mais e precisa ser incluída de forma ativa na sociedade. O grupo de trabalho foi criado justamente para pensar ações que sensibilizem os setores público e privado na construção de estruturas adequadas para pessoas de 70, 80, 90 e até mais de 100 anos”, afirmou.
A proposta, segundo a organização, vai além da área da saúde e inclui discussões sobre urbanismo, mobilidade, cultura e inclusão social, com foco na manutenção da autonomia e participação ativa da população idosa.
Voltado a gestores públicos, profissionais das áreas de saúde, engenharia e arquitetura, além de representantes de conselhos e entidades ligadas ao público idoso, o ciclo é aberto ao público mediante inscrição prévia. Participantes que acompanharem toda a programação receberão certificado da universidade.
O evento ocorre em um contexto de crescente demanda por políticas públicas voltadas ao envelhecimento, tema que deve ganhar cada vez mais espaço nas discussões sobre o futuro das cidades brasileiras.
