Na última semana, o governador Eduardo Leite, acompanhado da secretária da Educação, Raquel Teixeira, fez o anúncio oficial do novo programa de distribuição de uniformes para os alunos da rede estadual de ensino. O evento contou com a presença dos coordenadores regionais e marcou um momento inédito para a educação estadual, com a introdução de um kit composto por 10 peças para cada aluno.
Conforme a titular da 4ª Coordenadoria Regional da Educação (4ª CRE), Viviane Vanessa Devalle, a iniciativa visa promover a padronização e fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes à rede pública estadual, além de aliviar a carga financeira das famílias. Segundo a professora, o kit — que inclui três camisetas de manga curta, duas de manga longa, uma bermuda, duas calças e dois casacos (um de agasalho e um moletom) — foi muito elogiado pelos estudantes que participaram da apresentação, destacando a qualidade e o design atrativo das peças.
Ainda conforme Viviane, o fornecimento dos uniformes trará um impacto positivo, principalmente, para as famílias de alunos que não possuem condições de arcar com os custos de roupas adequadas para a escola. A medida também visa garantir igualdade de acesso a todos os estudantes, especialmente, em regiões como a Serra Gaúcha, onde o inverno rigoroso exige roupas mais apropriadas.
A titular da 4ª CRE explica que a licitação para a confecção dos uniformes será realizada, ainda neste mês de outubro, com a expectativa de que a distribuição comece no início do ano letivo de 2025. A base para a distribuição será o sistema EASY, que registra os alunos matriculados, e também haverá uma reserva de peças para atender novos alunos que ingressarem na rede no próximo ano.
Viviane destaca que na 4ª CRE — que abrange 14 municípios — serão atendidas cerca de 118 escolas e, aproximadamente, 48 mil alunos. Destes, em torno de 28 mil estudantes estão localizados em Caxias do Sul, cidade-sede da 4ª Coordenadoria, enquanto o restante está distribuído pelos municípios vizinhos. Viviane garante que este investimento no fornecimento de uniformes reflete o compromisso do governo estadual com a melhoria da qualidade da educação e a inclusão social, proporcionando condições iguais de acesso e participação para todos os alunos.
1 comentário
Os pais agradecem.