Nesta segunda-feira (15) marca o encerramento do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, uma iniciativa fruto da parceria entre o Banco Central, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Secretaria Nacional do Consumidor e Procons de todo o país. O objetivo principal é promover uma mobilização para que a comunidade possa renegociar suas dívidas com bancos e instituições financeiras.
Dentre as dívidas contempladas pelo mutirão, estão aquelas relacionadas a cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal e outras modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras. Importante ressaltar que não são passíveis de renegociação das dívidas vinculadas a bens dados em garantia, como veículos, motocicletas e imóveis, as dívidas prescritas e os contratos com parcelas em dia.
Para participar do mutirão, os interessados podem solicitar a renegociação diretamente nas instituições financeiras onde possuem suas respectivas dívidas, ou ainda por meio do portal Consumidor.gov.br.
A reportagem conversou com o diretor do Procon de Caxias do Sul, Jair Jauza, que fez alguns alertas sobre o processo de renegociação e explicou a importância desta mobilização nacional. As orientações completas podem ser conferidas no áudio abaixo:
Vale destacar que todo o processo é realizado de forma online. As renegociações podem ser encaminhadas até às 23h59 desta segunda (15).