A Universidade de Caxias do Sul (UCS) promove, de 27 a 29 de agosto, o XI Seminário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. O evento acontece no Campus-Sede, em Caxias do Sul, e no campus de Bento Gonçalves (nos dias 28 e 29). Com o tema “A relevância das Ciências Exatas na prevenção, monitoramento e resposta a eventos climáticos extremos”, o seminário pretende fomentar discussões sobre como as exatas podem contribuir para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
O Seminário, que já se consolidou como um evento anual da Área de Ciências Exatas e Engenharias da UCS, promove debates e interação entre profissionais, acadêmicos e especialistas. De acordo com o diretor da área, André Gustavo Adami, a conscientização sobre a importância das Ciências Exatas no combate de desastres naturais começa ainda na educação básica, sendo fortalecida nas licenciaturas e colocada em prática na Engenharia como forma preventiva para evitar as catástrofes que têm se tornado cada vez mais frequentes ao redor do mundo.
O professor André Gustavo ainda destaca que curiosamente a escolha pelo tema se deu ainda no ano passado, devido às primeiras fortes chuvas que atingiram o estado nos meses de setembro e novembro.
A lista de palestrantes do evento contempla profissionais de vários segmentos, todos alinhados com o objetivo de buscar soluções técnicas e matemáticas para a prevenção de desastres climáticos.
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas neste link (https://abrir.link/WcNSJ), no qual também está disponível a programação completa.