A Universidade de Caxias do Sul (UCS) volta a integrar o Projeto Rondon, uma das maiores iniciativas de extensão universitária do país. Neste mês, a instituição participa da Operação Pé Vermelho, que será realizada na região Centro-Norte do Paraná. A comitiva da UCS será formada por oito estudantes de graduação e dois professores, que iniciam as atividades no dia 21 de janeiro e permanecem no projeto até 7 de fevereiro.
O grupo se concentrará inicialmente no 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Apucarana, onde todas as universidades selecionadas passam por um período de treinamento e organização. Após essa etapa, a equipe segue para o município de Rio Branco do Ivaí, onde desenvolverá ações em conjunto com outra universidade parceira. Ao todo, 24 instituições de ensino superior participam da operação, que contempla 12 municípios paranaenses.
Com mais de uma década de participação no Projeto Rondon, a UCS levará ao município uma série de oficinas e capacitações voltadas a servidores públicos, professores e à comunidade em geral. As atividades envolvem áreas como educação ambiental, gestão e manejo de resíduos sólidos, como destaca a professora de direito Aline Trindade Ramos, que integrará a comitiva.
Ao todo, mais de 40 oficinas devem ser realizadas durante o período de permanência no município. Integram a equipe da UCS os estudantes Ruan Fogaça Feijó (Agronomia), Raiane Guarnieri (Biomedicina), Alice Soares Meira, Gabriel Vicenzi e Sabrina Cadó (Direito), Thailize Fontoura Brandolt da Rocha (Filosofia), Mariane Neumann (Medicina Veterinária) e Rafaely Reggiori (Turismo). A coordenação é dos professores Aline Ramos e Carlos Buttenbender, do curso de Direito.
Segundo a Universidade, a participação no Projeto Rondon reforça o compromisso institucional com a extensão, levando conhecimento técnico e científico para contribuir com o desenvolvimento social e comunitário.
