As celebrações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul foram oficialmente abertas na tarde desta quarta-feira (11), em Caxias do Sul. Durante uma solenidade no Salão de Atos do Bloco A da Universidade de Caxias do Sul (UCS), foram apresentadas a programação de eventos para 2025, ano do sesquicentenário, e uma plataforma digital dedicada ao tema.
O site www.ucs.br/site/eventos/150-anos-da-imigracao-italiana/, desenvolvido pela Comissão Municipal presidida pela UCS em parceria com o Instituto Memória Histórica e Cultural (IMHC), reúne a programação oficial, além de conteúdos históricos, alguns inéditos, sobre a imigração italiana no estado. Entre as principais celebrações previstas estão festividades culturais, apresentações artísticas, peças de teatro, festivais de cinema, exposições, shows, encontros gastronômicos, eventos acadêmicos e científicos, além do lançamento de livros.
Um dos destaques será o lançamento do Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana no RS, uma edição bilíngue, em português e italiano que deve ser publicado no dia 20 de maio de 2025 pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).
O reitor da UCS, Gelson Rech, destaca que todas as atividades visam promover a integração da comunidade e reforçar a imigração italiana como um patrimônio cultural da região.
A Comissão dos 150 Anos da Imigração Italiana é composta pela UCS, Prefeitura de Caxias do Sul, Secretaria Municipal da Cultura, Consulado Honorário Italiano em Caxias do Sul, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul (CDL), Comitato Degli Italiani All’Estero e Associação Piccola Itália de Caxias do Sul.
O ano de 1875 é reconhecido como marco inicial da imigração italiana no Rio Grande do Sul, tema central das comemorações que buscam resgatar, valorizar e divulgar essa importante herança cultural.