A unidade do Tudo Fácil em Caxias do Sul continua operando com atendimento reduzido nesta semana. No local, apenas a retirada de documentos e orientações sobre serviços digitais estão sendo oferecidos. O horário de funcionamento permanece das 10h às 19h. Os cidadãos que tinham agendamentos para outros serviços na unidade estão sendo contatados para remarcações.
Em nota enviada à reportagem da Rádio Caxias nesta terça-feira (14), a assessoria de comunicação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Rio Grande do Sul informou que o problema foi causado pelo descumprimento de obrigações contratuais por parte da empresa terceirizada que presta serviços para o governo estadual. Ainda segundo a nota, a empresa contratada não estaria efetuando o pagamento dos salários dos funcionários.
Em resposta à situação, a Secretaria responsável está apurando os valores remanescentes nos contratos administrativos para efetuar os pagamentos diretamente aos trabalhadores. Os depósitos devem ser realizados nos próximos dias. O Governo do Estado também informa que está tomando providências para viabilizar a assinatura de novos contratos e prevê a retomada completa das atividades do Tudo Fácil na próxima semana.
Enquanto isso, como alternativa para a emissão de carteira de identidade e de trabalho, a população deve procurar as unidades do Instituto-Geral de Perícias (IGP) em Bento Gonçalves e Garibaldi.
Confirma a nota completa:
Em razão do descumprimento de obrigações contratuais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), adotará as providências necessárias para a rescisão dos contratos vigentes com a empresa M Serviços. A decisão foi tomada em conjunto com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) e a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage).
A administração está trabalhando para viabilizar a assinatura de novos contratos e garantir a retomada das atividades na próxima semana.
Quanto à remuneração dos trabalhadores das unidades afetadas, a Secretaria apurará os valores remanescentes nos contratos administrativo para realizar pagamento direto mediante depósitos a serem realizados nos próximos dias. Como alternativa momentânea, deverão ser utilizadas as unidades do IGP de Bento Gonçalves e Garibaldi.