Amostragem da CDL Caxias apontou que os lugares com maior crescimento foram transporte coletivo privado, materiais escolares e lojas de uniformes. Em comparação ao ano anterior, os transportes coletivos aumentaram em 14%, já os materiais em 6,74% e os uniformes em 5,7% nas vendas.
Os tíquetes médios ficaram muito próximos dos resultados da pesquisa de Intenção de Compras. A ação realizada pela CDL foi promovida com os consumidores no final de janeiro deste ano. Mais da metade das vendas ocorreu no mês de fevereiro com 57% das vendas de materiais escolares registradas. Equiparado ao mesmo período de 2023, mais de 58% dos comerciantes desta área apontaram registros melhores nas receitas.
A analista de Informações de Mercado da CDL Caxias, Franciele Matté Fontana, explicou que um dos facilitadores para esse resultado foram campanhas realizadas pelos lojistas, além do aumento de produtos diversificados que teve um aumento de 34,8%.
Os empresários, que identificaram resultado igual ou pior a 2023, relataram como fatores desfavoráveis o aumento do preço dos itens escolares, a compra restrita a artigos básicos, a venda online e o reaproveitamento de materiais. Mas, vale lembrar, que não se têm dados sobre o quanto o reaproveitamento dos produtos influencia no resultado das vendas.