Milhões de trabalhadores brasileiros irão receber o 13º salário, uma gratificação que pode ser utilizada de forma estratégica. No entanto, a falta de conhecimento sobre o uso desse recurso pode comprometer a saúde financeira e desestabilizar o planejamento para o ano seguinte.
Segundo o economista e professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mosar Leandro Ness, é importante ter uma visão global dos compromissos mensais e não entender essa gratificação que é o 13º salário como um ganho mensal.
A maioria das pessoas acabam não investindo o dinheiro recebido no 13º salário por utilizar o recurso para pagamento de dívidas como IPTU, material escolar dos filhos, entre outros. Mas quem pode investir, um investimento recomendado pelo economista Mosar Ness é a Letra de Crédito Imobiliário.
Por ser uma renda extra que é recebida apenas uma vez por ano, Mosar Leandro Ness afirma que utilizar o 13º salário para sair de férias ou pagar algum imposto anual são boas opções.
Neste ano, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro. Existe também a possibilidade de solicitar o pagamento da primeira parcela antecipadamente, junto com as férias.