Devido às condições climáticas que permanecem instáveis, as obras emergenciais de construção da nova ponte que faz divisa de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, no km 174 da BR-116, foram adiadas. A obra tem prazo contratual de oito meses de conclusão. A ponte original cedeu parcialmente em 12 de maio, impossibilitando o tráfego no local desde então.
O desabamento parcial de uma das cabeceiras da ponte provisória provoca um atraso no calendário de entrega da obra. Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no RS, Hiratan Pinheiro da Silva, a nova cheia registrada no último domingo (16) danificou a estrutura que vai ser refeita e terá um reforço em pedras e concreto, para prevenir novos danos. Hiratan salienta que a previsão de que os próximos dias também terão instabilidade, deixa o cronograma em aberto. Hiratan destaca que os trabalhos de detonação estão pré-agendados para o final da próxima semana.
O superintendente afirma que na sequência, será feita a limpeza do local para construção da travessia definitiva. Hiratan prevê um atraso de 30 dias no que estava previsto para a entrega. Mesmo assim, ele projeta a possibilidade de entregar a ponte provisória ainda em julho e reforça que a obra da ponte definitiva será feita paralelamente.
A ordem de serviço para o início dos reparos foi assinada no dia 4 deste mês e está sob responsabilidade da construtora Cidade. O investimento previsto é de R$31 milhões.