Os casos de dengue no município seguem preocupantes e exigem atenção por parte da população. Atualmente, entre os bairros com maior incidência do mosquito transmissor está o Reolon, com 73 focos, seguido pelo bairro Esplanada com 47 e Pio X com 44 focos. No mês passado, Caxias registrou o dobro dos casos de infectados com cerca de 190 pessoas com a doença.
A cidade registra a soma de toda a média histórica somente este ano. Diante da circulação da doença, a cada caso suspeito ou confirmado, a Vigilância Ambiental em Saúde realiza a aplicação de inseticida aerosol, que age para matar o mosquito adulto.
Segundo a médica veterinária da Secretária Municipal de Saúde, Devair Zoertea da Silva, o inverno não é considerado fator limitante para a proliferação do mosquito. Além disso, a mudança climática pode contribuir de forma significativa para uma adaptação por parte do mosquito Aedes aegypti o que promove o aumento dos casos na região.
Ainda de acordo com a médica, a principal medida está em eliminar os criadouros do mosquito para que assim, ocorra a diminuição dos casos. Frente a prevenção nas residências, ela salienta que deve haver o cuidado com bebedouros externos dos animais, com a troca constante da água e a limpeza do local.
Durante as ações de combate, visitas são realizadas em busca de larvas e pupas de mosquitos. No site da Rádio Caxias você acompanha a lista completa dos bairros com focos do mosquito transmissor que foram identificados e eliminados.
Distribuição de focos por bairro:
Reolon: 73
Esplanada: 47
Pio X: 44
Cruzeiro: 40
Centro: 36
Fátima: 30
Kayser: 29
Marechal Floriano: 25
Rio Branco e São Leopoldo: 24
Charqueadas e Tijuca: 19
Planalto: 18
Cidade Nova: 16
Presidente Vargas: 14
Colina Sorriso, Pioneiro e São Victor Cohab: 13
Santa Lúcia: 12
Exposição, Panazzolo, Petrópolis, São Caetano e São Pelegrino: 11
Bela Vista e Cristo Redentor: 10
Salgado Filho, Santa Lúcia Cohab e São José: 9
Cinquentenário, Forqueta e Madureira: 8
Santa Catarina: 7
Centenário, Jardim América, Nossa Senhora de Lourdes e São Luiz da 6ª Légua: 6
Desvio Rizzo Santa Tereza, Jardelino Ramos, Monte Carmelo e São Giácomo: 5
Cidade Industrial, De Zorzi, Floresta, Galópolis, Jardim do Shopping, Mariani, Medianeira, Sagrada Família, Universitário, Vila Ipê e Vila Mari: 4
Canyon, Jardim Esmeralda, Santa Corona e Santa Fé: 3
Jardim da Lagoa, La Paloma, Lourdes, Mariland, Monte Bérico, Nossa Senhora das Graças, Planalto Vila Mari e Santa Tereza: 2
Belo Horizonte, De Lazzer, Desvio Rizzo Vila Romana, Jardim Eldorado, Jardim Oriental, Loteamento Adamati, Nossa Senhora da Saúde, Nossa Senhora de Fátima, Parque das Rosas, Planalto Rio Branco, Planalto Vila Verde, São Cristóvão, Santos Dumont, Serrano, Vila Lobos, Vila Romana e Vinhedos: 1