O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está intensificando as obras em diversas rodovias da Serra Gaúcha, visando a segurança e a recuperação de trechos danificados, além da construção de novas pontes. As ações incluem melhorias na BR-116, BR-470 e BR-290.
Conforme o superintendente do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva, na BR-116, por exemplo, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, as obras da nova ponte sobre o Rio Caí estão progredindo conforme o cronograma. Segundo Hiratan, graças a uma equipe que trabalha quase 20 horas por dia, a expectativa é que a ponte — de 180 metros de comprimento e 13 metros de largura — esteja pronta até 20 de dezembro deste ano. Segundo o superintendente, a nova infraestrutura contará com acostamentos e fundações profundas, melhorando a segurança e a capacidade de tráfego.
O dirigente do Dnit também garantiu em entrevista para a Rádio Caxias que o órgão realiza obras de contenção de escorregamentos na BR-116 e na BR-470, visando mitigar riscos em pontos críticos de Caxias do Sul, São Marcos, Galópolis e Vila Cristina. Segundo Hiratan, estas intervenções são fundamentais para prevenir novos deslizamentos e garantir a segurança dos motoristas. Além disso, ações emergenciais e bloqueios temporários estão sendo implementados em resposta a recentes deslizamentos, com monitoramento constante das condições do solo em locais de risco elevado, como entre São Marcos e Campestre da Serra.
Com relação a BR-290, Hiratan relata que o Dnit retomou a instalação de radares eletrônicos, após um período de suspensão, visando aumentar a segurança nas rodovias. Além disso, o projeto de duplicação da BR-290 continua a avançar, buscando melhorar o fluxo de tráfego e reduzir acidentes.
Segundo Hiratan, com investimentos que ultrapassam R$ 300 milhões, as obras visam resolver problemas imediatos e prevenir futuros danos. E indica que as conclusões estão previstas para acontecer, parte, em 2024 e, outras, somente em 2025, incluindo a nova ponte do Rio Caí e ações de contenção na BR-116 e BR-470, que prometem uma infraestrutura mais segura e eficiente, beneficiando motoristas e a economia local.