Em um cenário desafiador e dinâmico como o da educação brasileira, é preciso um esforço contínuo, a fim de melhorar a qualidade do ensino e enfrentar as dificuldades que surgem nas escolas. Carla Sasset, professora e pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), é uma das líderes dessa transformação. Atualmente, ela ocupa o cargo de Diretora Geral da Secretaria Municipal de Educação e compartilhou alguns reflexões sobre a importância de um olhar sensível sobre as necessidades das escolas.
Para Carla Sasset, a educação vai muito além dos índices de avaliação externa ou dos números de estatísticas. A prioridade, segundo ela, deve ser dada ao funcionamento real das escolas e à necessidade de garantir uma infraestrutura básica e adequada para os alunos. Carla Sasset também destaca o papel fundamental das famílias no processo educativo. Para ela, a relação entre professores e alunos não deve ser de submissão, mas sim de uma colaboração mútua, onde todos aprendem. No entanto, ela admite que a valorização da docência é uma questão central, pois a falta de respeito e o desentendimento da sociedade sobre o papel do professor acabam por impactar diretamente no ambiente escolar.
Questionada sobre a falta de professores, a educadora cita, especialmente, a falta de profissionais nas áreas de educação infantil e em disciplinas como inglês e ciências. Carla Sasset aponta que o “apagão de professores” não é uma realidade restrita ao Estado, mas uma questão nacional. Ainda segundo Sasset, a pandemia exacerbou esses desafios, mas também trouxe uma oportunidade de reflexão sobre a função do professor na sociedade.
Carla Sasset ainda cita que entre os maiores desafios enfrentados pela gestão da educação no Brasil está a falta de tempo dos professores para planejar suas aulas, o que é agravado por burocracias e turmas cada vez mais lotadas. A diretora da Secretaria Municipal de Educação defende que, para apoiar os docentes, é fundamental fornecer mais recursos humanos, como a contratação de mais professores para áreas específicas, como alfabetização ou lógica-matemática.