Com a tragédia climática assolando o Rio Grande do Sul, todos os setores foram impactados, principalmente o comércio, por perderem suas empresas, ou funcionários que tiveram suas residências atingidas pela água ou deslizamento de terra. Com isso, o Sindilojas Caxias do Sul está pedindo para que os empregadores da cidade e região abonem as faltas daqueles que não tenham condições de trabalhar neste momento.
O Presidente do Sindilojas Caxias, Rossano Boff, explica mais sobre essa questão do abono e como é preciso que os empregadores tenham empatia com seus colaboradores neste momento.
Em alguns locais, os estragos ainda estão sendo avaliados, então sobre a normalidade dos serviços, Rossano destaca que ainda não sabem quando isso deve ocorrer e que é preciso que os lojistas trabalhem juntos com o consumidor, sobretudo, com aqueles que buscam produtos para levarem para doação.
A reportagem da Rádio Caxias também aproveitou para perguntar ao Presidente sobre medidas de ajuda aos atingidos ou em alternativas para suprir essas falta de funcionários, como férias coletivas, como ocorreu no setor da indústria. Boff frisou que cada caso pode ser negociado com o empregador, para que fique bom “para os dois lados”.
O Presidente também salientou que o Sindilojas e toda a rede da Fecomércio, está recebendo doações. O ponto de coleta de itens essenciais, como materiais de higiene e limpeza, além de roupas, calçados, cobertores e lençóis, entre outros, é na sede do sindicato que fica na Rua Sinimbu, 1.415, 8º andar, no Centro de Caxias do Sul. Outra maneira de contribuir pode ser diretamente para o Programa Mesa Brasil pelo Pix [email protected].