FOTO: RICARDO DUARTE/SC INTERNACIONAL
O período entre Datas Fifa será decisivo para times gaúchos no Brasileirão. Até a próxima pausa, que começa dia 7 de outubro, os duelos podem indicar a fuga de vez do rebaixamento ou complicar novamente a situação de algum deles.
Entre os três clubes, o Juventude terá o menor número de jogos pelo Brasileirão. Serão as quatro partidas fundamentais para o alviverde, que empatou com o Cuiabá logo antes da pausa de setembro. Em três delas, irá enfrentar times que ocupam a metade de baixo da tabela após 25 rodadas: Fluminense, Vitória e Bragantino. O Vasco é o adversário mais bem colocado, mas ainda próximo da posição do time no campeonato.
Já a dupla Gre-Nal usará datas dedicadas às copas para tirar partidas em atraso. O Inter, que chegou em setembro com três jogos a menos do que os times em situação regular, terá seis confrontos no período. Além do Fortaleza, que enfrentou no dia 11, o São Paulo será outro adversário que ainda sonha com o título. Por outro lado, Cuiabá, Bragantino, Vitória e Corinthians buscam apenas se livrar do rebaixamento.
O Grêmio tem uma partida a mais do que o rival. Porém, o mês de setembro do tricolor será um pouco mais complicado, enfrentando Flamengo, Botafogo e Fortaleza. Para fugir de vez do Z4, será essencial conquistar os três pontos contra Criciúma e Bragantino, adversários diretos na tabela.
Nas apostas esportivas online, o Juventude era o mais próximo do Z4 antes do retorno do campeonato. Usando as cotações da KTO, o alviverde pagava 2.75 em caso de rebaixamento, sexto mais provável. O Grêmio vinha logo na sequência, com retorno 5.40. Já o Inter tinha cotação 100 para cair, sendo tratado como uma grande zebra se isso acontecer.
Os números do Departamento de Matemática da UFMG no mesmo período eram bem parecidos. O Juventude tinha a quinta maior probabilidade, 23,4%. O Tricolor aparecia em oitavo no ranking, com 16,6%, enquanto o Inter tinha apenas 2,1% de chances de voltar à Série B.