A Semana da Pátria 2024 foi oficialmente aberta no último domingo (1) na Praça Dante Alighieri com o acendimento da Pira da Pátria e o hasteamento das bandeiras de Caxias do Sul, do Rio Grande do Sul e do Brasil. Este ano, a celebração da Independência conta com dois temas: o nacional, “O Centenário da União dos Escoteiros do Brasil”, e o estadual, “Os 40 Anos do Batalhão Suez e Sua Participação na Primeira e Mais Longa Missão de Paz da ONU”.
O fogo simbólico veio diretamente de Porto Alegre e foi conduzido pela Liga de Defesa Nacional, ficando sob os cuidados do Grupo Escoteiro Imigrante, que transportou a chama da sede na Escola João Triches até a Praça, na 87ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, conduzida por representantes de entidades militares e civis da cidade.
Em Caxias do Sul, a Secretaria de Esporte e Lazer é responsável pelas atividades. O secretário Gabriel Citton destaca a importância do simbolismo do acendimento da chama, especialmente para a cultura gaúcha, já que o mesmo fogo será utilizado posteriormente para acender a chama da Semana Farroupilha.
Mesmo durante a pandemia, Caxias do Sul foi uma das poucas cidades que manteve a tradição do acendimento diário da pira nacional. No sábado (31), o Grupo Escoteiro Imigrante 151/RS realizou a cerimônia do Fogo de Conselho na Cancha de Laço do Parque de Eventos Mário Bernardino Ramos.
Durante toda a Semana da Pátria, o hasteamento da bandeira ocorre diariamente às 9h e o arriamento às 17h. O momento principal da celebração será no sábado (7), com o Desfile da Independência, que está marcado para começar às 9h ao longo da Rua Sinimbu.