O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, anunciou que o Governo Federal teria formalizado uma solicitação, junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), para que o Aeroporto de Caxias do Sul tivesse a oportunidade de receber equipamentos do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Essa medida visaria expandir a capacidade do Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, para atender a um maior número de vôos, enquanto o Aeroporto Internacional da capital gaúcha permanece inativo, devido aos danos causados pelas chuvas. Entre os equipamentos mencionados estaria o ILS (Instrument Landing System), que auxilia os pilotos durante a aterrissagem, em condições de baixa visibilidade. Contudo, o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana de Caxias do Sul, Alfonso Willimbring Júnior, negou a informação sobre essa transferência dos equipamentos.
Em relação ao Aeroporto Salgado Filho, empresa Fraport, responsável pela administração do empreendimento, ainda está avaliando os danos causados no local.
Desde o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho devido às chuvas, o Aeroporto de Caxias tem recebido diversas aeronaves, num primeiro momento para ajuda humanitária e depois para ampliar a oferta de vôos comerciais para o centro do país. A iniciativa para melhorias do Hugo Cantergiani seria crucial, segundo o próprio governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), para o desenvolvimento do Estado e beneficiaria toda a região da Serra Gaúcha. Segundo o secretário Alfonso, o projeto de adequação do Aeroporto de Caxias está finalizado, mas, ainda, aguarda aprovação da Anac. De acordo com ele, as obras devem estar concluídas em até 110 dias ou até meados de outubro, deste ano.
Além disso, Willimbring indicou durante entrevista ao Jornal da Caxias na manhã desta quarta-feira (19), que as obras na pista e na área interna do Aeroporto podem receber serviços contratados sem processo de licitação, visto que o município tem o decreto de “calamidade pública“, o que dispensa licitação. Na visão do secretário, entretanto, a principal dificuldade, em relação às obras, será a necessidade de trabalhar à noite, para evitar tumultos, seja no terminal de passageiros, quanto na pista.
O governador Eduardo Leite anunciou, na terça-feira (18), um investimento de R$ 14 milhões para melhorias no Aeroporto Hugo Cantergiani, destinados à qualificação e expansão do terminal de passageiros e da pista de pouso, com o objetivo de aumentar o número de voos no local beneficiando Caxias do Sul, toda a região da Serra e o Estado.