A partir desta segunda-feira (4), servidores da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) estarão presentes nos ônibus que circulam por Caxias do Sul, bem como nas Estações Principais de Integração (EPIs) e em diversas paradas de ônibus e terminais nos bairros da cidade. O objetivo é realizar uma pesquisa diretamente com os usuários do transporte, que atualmente está sob concessão da empresa Visate.
Os servidores vão ouvir os passageiros para entender as principais demandas e opiniões. Com base nos dados coletados, serão definidas decisões estratégicas e identificadas as áreas onde melhorias são necessárias e que precisam ser monitoradas.
Segundo o secretário, Alfonso Willembring Junior, a iniciativa surgiu em função da possibilidade de encerramento ou de oferta de novas formas de serviço para o Táxi lotação de Caxias do Sul, conhecido como azulzinho. Willembring destaca que, a partir disso, a proposta foi ampliada para compreender a situação atual do transporte por meio de contato direto com a população.
De acordo com dados recentes divulgados pela Visate, o número de passageiros caiu significativamente desde 2020. Em 2009, eram cerca de 54 milhões de passageiros; já em 2020, esse número caiu para aproximadamente 22 milhões. Até agosto deste ano, o total de passageiros, considerando tanto os pagantes quanto os que possuem gratuidade, foi reduzido para cerca de 16,7 milhões. A falta de horários e rotas flexíveis, as viagens demoradas, as tarifas elevadas e a superlotação são queixas recorrentes dos usuários.