Nesta segunda-feira (4), os servidores municipais de Caxias do Sul iniciam a 23ª Semana do Servidor, marcada por atividades culturais, de entretenimento e de formação, com o tema “Saúde e bem-estar: atitudes que transformam.” A programação incentiva a adoção de pequenas mudanças diárias como forma de promover transformações na qualidade de vida.
Na quarta-feira (6), o Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv) também realiza uma Assembleia deliberativa para definir as pautas de luta para os próximos quatro anos. Entre os temas em discussão estão a revogação de inconsistências na Reforma da Previdência de 2022, que retirou direitos dos servidores, e a recuperação de direitos anteriores à reforma trabalhista, além de avanços nas políticas gerais de negociação coletiva.
Em entrevista à Rádio Caxias, a presidente do Sindiserv, Silvana Piroli, destaca que as demandas da categoria seguem em pauta, com expectativa de que o plano de governo apresentado pelo prefeito Adiló Didomenico (PSDB) seja cumprido, especialmente nas áreas de valorização do servidor. Entre as principais propostas apresentadas, estão o desenvolvimento de um plano de cargos e carreiras, iniciativas de qualificação e a ampliação dos processos de seleção interna para cargos de chefia.
Neste ano, a programação da Semana do Servidor foi adiada para novembro devido ao período eleitoral. A organização é da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), com apoio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, composta por representantes de diversas secretarias municipais, FAS, Samae, Ipam, Câmara de Vereadores e Sindiserv.