Recente estudo realizado pela Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IIarc), vinculada a Organização Mundial da Saúde (OMS) voltado para pesquisas da área oncológica, elevou o nível de alerta do bronzeamento artificial. Ele evidenciou que câmaras de bronzeamento podem causar câncer de pele. Diante disso, a Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta para o risco da utilização do equipamento.
Desde 2009, vigora a norma que proíbe o uso de equipamentos artificial com a finalidade estética. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), câmaras de bronzeamento artificial são fontes de radiação UV.
Segundo salienta a diretora técnica da Vigilância Sanitária, Sandra Tonet, a população deve evitar a exposição aos equipamentos e forma de bronzeamento. Ela evidencia a importância de denuncia por parte da população diante de instalações e usos irregulares.
Por serem proibidos, os equipamentos acabam sendo instalados de forma clandestina, de maneira que a Vigilância Sanitária não licencia essa atividade. A Vigilância Sanitária possui o papel de realizar a fiscalização e regulamentação além de implementar ações de controle relacionadas à saúde. Entre os canais de denúncia está o Alô Caxias no 156.
Confira os canais de denúncia:
Alô Caxias: 156
Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde:
(54) 3290.4446 (para ligação ou WhatsApp)
Ouvidoria Secretaria Estadual da Saúde:
0800 6450 644
(51) 98405-4165