“Saúde Mental de janeiro a janeiro” é o nome do evento que inicia às 14h desta quarta-feira (31), com a fala da psicóloga Luciane Farina Fochesatto com o tema “Descarte o que não soma e seja feliz”. Na sequência, às 15h, os graduandos em psicologia César Alexandre Cassara e Tatiane Godoy Machado falam sobre “Psicoeducação de homens acusados de violência doméstica”. Às 16h um intervalo será realizado em conjunto com sessão de autógrafos de Luciane Fochesatto. A última palestra inicia às 17h, regida pelo tema “A importância da saúde mental”, com a doutora em letras e psicanalista Adriana Antunes.
A programação é desenvolvida pela Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental em parceria com a Associação dos Psicólogos do Nordeste do Rio Grande do Sul (Apsiconor). O evento é aberto ao público e acontecerá no Plenarinho da Câmara de Vereadores.
A presidente da Apsiconor, Maria Marlene Faria frisa a necessidade de que as pessoas busquem ajuda antecipadamente. Ela comenta o aumento na busca por informações sobre a saúde mental. Maria cita alguns índices que, inclusive, colocam o Brasil como o país mais ansioso do mundo.
O Janeiro Branco é totalmente voltado para a conscientização da saúde mental e emocional. Ao longo dos 31 dias, diferentes iniciativas vem sendo adotadas ano após ano por entidades e empresas.