Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Secretaria da Saúde inicia vacinação contra pneumonia e meningite para crianças e grupos especiais nesta quarta

  • Jonatan Mombach
  • 30/06/2026
Foto: Gisele Nozari

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Caxias do Sul passam a oferecer, a partir desta quarta-feira (1º), a vacina pneumocócica 20-valente (Pneumo 20), que amplia a proteção contra doenças graves causadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae. Nesta primeira etapa, o imunizante será destinado a crianças menores de cinco anos e a pessoas com condições clínicas especiais atendidas pelo Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

O novo imunizante protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumocócica, ampliando a cobertura contra doenças como pneumonia, meningite, infecções generalizadas (sepse), além da otite média, uma das infecções mais frequentes na infância e que pode provocar complicações auditivas em casos mais graves. As unidades da zona rural ainda não receberam as doses, mas a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que o abastecimento deve ser concluído até a próxima semana.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde da SMS, Magda Beatris Teles, a atualização da vacina ocorre em razão das mudanças no cenário epidemiológico observadas no Rio Grande do Sul e no Brasil.

A diretora ressalta que o município recebeu, inicialmente, um quantitativo reduzido de doses para iniciar a transição entre os imunizantes e aguarda novos envios por parte do Estado. Ela orienta que os pais levem a caderneta de vacinação das crianças para que as equipes das UBSs avaliem o esquema vacinal adequado. Já as pessoas com comorbidades ou doenças crônicas contempladas pelos critérios do CRIE devem procurar sua unidade de referência com encaminhamento médico e, quando necessário, exames que comprovem a condição clínica.

Além das crianças menores de cinco anos, a vacina também poderá ser aplicada, em situações especificas, em idosos acamados ou institucionalizados, pessoas com condições clínicas especiais e povos indígenas, conforme os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Para receber a imunização, é necessário apresentar documento com CPF e caderneta de vacinação.

A Secretaria da Saúde também lembra que cinco Unidades Básicas de Saúde seguem com horário estendido para aplicação das vacinas de rotina. As UBSs Cruzeiro, Esplanada, Eldorada, Desvio Rizzo e Cinquentenário atendem até as 19h durante a semana. As unidades Vila Ipê e Reolon ainda não integram esse cronograma.

Tags:
  • caxias do sul
  • meningite
  • pneumonia
  • Secretaria da Saúde
  • UBS
  • vacinação
Jonatan Mombach
Jonatan Mombach

Artigo Anterior
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Conferência municipal da saúde de Caxias ocorre no próximo fim de semana, na Câmara de Vereadores

  • Redação
  • 30/06/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Conferência municipal da saúde de Caxias ocorre no próximo fim de semana, na Câmara de Vereadores

  • 30/06/2026
ler post

Brigada Militar prende casal e recupera material de construção furtados de obra em Caxias

  • 30/06/2026
ler post

Volare fornece quatro unidades do Fly 10 Fretamento para Panda Logística e Turismo

  • 30/06/2026
Leia também
  • Brigada Militar prende casal e recupera material de construção furtados de obra em Caxias
  • Jogo do Brasil na Copa do Mundo altera horário de Náutico e Juventude
  • Volare fornece quatro unidades do Fly 10 Fretamento para Panda Logística e Turismo
  • Tecnoway conquista 1º lugar Geral no Torneio Brasil de Robótica e se classifica para etapa nacional
  • Mais de 300 educadores participam de formação promovida pela Sicredi Pioneira
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Baixe o Aplicativo Rádio Caxias

🎧 Leve a Rádio Caxias com você para onde for! 📱

Com o App da Rádio Caxias, você ouve nossa programação AO VIVO

✅ Escute os programas que você adora
✅ Acompanhe notícias em tempo real
✅ Interaja com a nossa equipe direto do app
✅ Receba notificações com os destaques do dia

📲 Baixe agora, é gratuito!
Disponível para Android e iOS.

Baixar agora.

Já tenho o APP Rádio Caxias

30/06/2026 - Atualizado em 30/06/2026 - 18:14

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar