A economia de Caxias do Sul registrou um crescimento de 5,7% em julho, com todos os setores em destaque, segundo o balanço econômico divulgado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL). Os dados, apresentados em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (12) na CIC, apontam uma performance otimista em comparação ao mês anterior.
O setor industrial liderou o crescimento, com uma alta significativa de 6,8%, seguido pelos serviços, que avançaram 4,7%, e pelo comércio, que registrou um aumento de 4%. Na comparação com julho de 2023, o desempenho foi ainda maior, com a economia local registrando um salto de 11,5%. A indústria cresceu 12,8%, os serviços avançaram 12,3%, enquanto o comércio, apesar de um ritmo mais moderado, subiu 5,8%.
Segundo o diretor de economia e estatística da CIC, Tarciano Mélo Cardoso, esses números refletem uma tendência positiva e geram otimismo para os próximos meses. No entanto, ele alertou para os desafios no cenário econômico nacional a longo prazo, destacando a fragilidade financeira do país, com déficits contínuos que podem influenciar os resultados locais.
No comércio, o assessor de economia e estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, destacou que a recuperação de setores ligados à reconstrução urbana e rural, além das vendas impulsionadas pelo Dia dos Pais, quarta data mais importante do varejo, foram determinantes para o crescimento de 4,03% nas vendas do setor. Ness também destacou que as condições climáticas, com dias secos e as baixas temperaturas típicas do inverno, contribuíram para o aumento das vendas em julho. Embora otimista para agosto, ele expressou cautela quanto ao desempenho nos últimos meses do ano.
Na coletiva de imprensa, o vice-presidente de serviços da CIC, Eduardo Michelin, também destacou o impacto positivo dos eventos realizados na cidade e do movimento gerado pelos jogos das equipes esportivas locais. Segundo Michelin, com o Juventude na Série A e o Caxias na Série C, a cidade atraiu cerca de 100 mil visitantes em julho, tanto para os jogos da dupla Ca-Ju quanto da dupla Gre-Nal. Michelin acredita que essa movimentação ajudará a manter o setor de serviços em ascensão nos próximos meses.