O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou o Anuário de Bebidas Não Alcoólicas 2024. Segundo esse anuário, o Rio Grande do Sul é o estado com maior número de agroindústrias com produção de sucos de frutas no Brasil. Caxias do Sul ocupa a quinta colocação com maior número de estabelecimentos. Além de Caxias, outras três cidades serranas ocupam as primeiras posições.
De acordo com a publicação, dos 2.277 estabelecimentos produtores de suco e polpa de frutas registrados no país, 309 (13,57%) ficam no Rio Grande do Sul. Em seguida, vem o Ceará, com 273 empreendimentos (11,98%) e São Paulo, com 217 (9,5%).
O município com mais empresas do ramo é Flores da Cunha, sendo 41 no total. A segunda é Bento Gonçalves, com 29. A cidade de Caxias do Sul fica na quinta colocação, com 27 estabelecimentos, enquanto Garibaldi conta com 18 empresas, ficando na sexta posição da lista.
De acordo com o presidente do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Luciano Rebellatto, a liderança do RS nesse ranking se deve prncipalmente a produção de suco de uva, com maçã e laranja também sendo destaque.
Lançado em sua primeira edição no mês de setembro, o anuário foi desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas Não Alcoólicas, apresentando dados referentes a 2023. Este compêndio estatístico inclui informações sobre o número de estabelecimentos e fábricas, a diversidade de produtos e marcas, os dados de importação e exportação, dados sobre a criação de empregos na indústria de bebidas não alcoólicas e, por último, detalhes sobre a produção anual e os estoques declarados.