Na última sexta-feira (05), o Ministério da Saúde oficializou o repasse de R$ 17,9 milhões para o Hospital Geral. O valor será utilizado na abertura de 40 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na instituição. Vale destacar que esse valor será repassado por seis meses para a abertura emergencial dos leitos.
O diretor-geral do Hospital, Sandro Junqueira, detalhou como serão os próximos passos para a estruturação dos novos leitos. Junqueira ainda não detalhou nenhuma data para essas operações iniciarem, pois ainda depende de reuniões para um cronograma ser estabelecido.
O diretor lembra que a estrutura está basicamente pronta, mas ainda depende da contratação dos cerca de 120 funcionários que vão atuar nos 40 leitos. Esse fato também depende da aprovação do conselho da Fundação da Universidade de Caxias do Sul.
Sobre o custeio, Sandro Junqueira destaca que, por ano, serão necessários R$ 36 milhões. Para 2024, a verba do Ministério da Saúde garante o atendimento nos próximos meses, entretanto, para o próximo ano, segue sendo necessário o montante total para manutenção dos leitos.
Com a abertura das novas UTIs a campanha Todos Pelo Geral Para Todos, que foi lançada em 2020, será finalizada.