A Copa do Brasil gosta do Juventude e o Juventude gosta da Copa do Brasil. Campeão em 1999, o alviverde pode atingir sua melhor campanha desde a conquista do título. Se eliminar o Corinthians, o clube garante mais R$9,4 milhões e vaga nas semifinais. Contudo, o respeito pelo adversário é demonstrado na concentração da equipe e a vantagem adquirida no jogo de ida é deixada de lado para não se contentar com o resultado.
No começo de 2024, a direção traçou o objetivo de chegar – pelo menos – até a terceira fase da Copa do Brasil. Entretanto, a camisa pesou e o elenco encaixou vitórias na competição. Até o momento, o Ju faturou pouco mais de R$13 milhões com sua participação. Apesar de ser um campeonato rentável, o alviverde prioriza a manutenção no Brasileirão como principal foco para a temporada. “Nosso objetivo é a permanência na Série A, mas não custa a gente sonhar. Estamos indo pelas beiradas. Todos estão imbuídos em conseguir a vaga na semifinal”, aponta o vice-presidente de futebol Almir Adami.
Após 1999, a melhor campanha do Juventude foi em 2016, quando foi eliminado nas quartas de final para o Atlético-MG. Três anos depois, o alviverde ficou nas oitavas de final diante do Grêmio. O elenco atual sonha em fazer história com a camisa jaconera em um campeonato que traz boas lembranças aos torcedores. “Acho que vale muito por ser clube gaúcho e estar disputando uma Copa. O fator Jaconi é muito forte. Esse ano estamos jogando com mais tranquilidade, mas todo mundo quer ganhar. Talvez a gente tenha aliviado o peso dos jogadores nessa competição já que o principal objetivo é a permanência na Série A”, reforça.
ARBITRAGEM
Wagner do Nascimento Magalhães comanda a partida entre Corinthians e Juventude nesta quarta-feira (11), às 21h, na Neo Quimica Arena. O fato do árbitro ser experiente é comemorado pela direção alviverde, que espera que o semifinalista seja conhecido em campo sem que haja interferência externa.
SEQUÊNCIA E CONTRATAÇÕES
O Juventude está invicto na Copa do Brasil com quatro vitórias e três empates. Já no Campeonato Brasileiro são três partidas sem vencer. A sequência liga o alerta na direção. A janela de transferências está fechada, mas é possível que haja novas contratações até o dia 20 de setembro. Contudo, os clube só podem contratar jogadores que estão sem vínculo no mercado até o dia 02. Dessa forma, o alviverde avalia as possibilidades, mas não deve ter mais chegadas. “Não deixamos de trabalhar na janela. Trouxemos sete reforços. Estávamos buscando mais alguns atletas. Tínhamos um perfil para trazer reforços, mas que pudessem estar no time titular. Temos alguns dias para avaliar algum jogador que possa se e enquadrar na realidade que o clube tem” finaliza.