O Republicanos foi o segundo partido em Caxias do Sul a realizar a convenção e definir os objetivos para a eleição de outubro. A sigla ocupará o número máximo permitido de pré-candidatos ao Legislativo caxiense. Serão 24 Republicanos buscando vaga na Câmara Municipal de Vereadores. Já para a prefeitura, o partido não vai ter chapa majoritária e decidiu apoiar o candidato a reeleição ao Executivo Adiló Didomenico (PSDB).
As informações foram confirmadas pelo presidente do Diretório Municipal, Elisandro Fiuza. O representante demonstra confiança com a nominata diversa, que, segundo ele, conta com empresários, líderes comunitários e servidores. Fiuza conta a expectativa de ter três representantes do partido no Legislativo a partir do próximo ano.
Atualmente, o Republicanos conta com apenas uma cadeira na Câmara que pertence ao próprio presidente municipal do partido que está afastado no cargo no momento e o suplente está na bancada.
As próximas convenções estão agendadas para o sábado, dia 27. Na data, sete siglas vão se posicionar referente ao pleito 2024, são elas o PDT, PT, Rede, Avante, PV, PSOL e PCdoB.