Alcoolismo. Uma palavra que causa espanto e preocupação em muita gente. Um problema que é tão antigo quanto a própria existência do homem. Existe uma irmandade, fundada em 1935, no Estados Unidos, chamada Alcoólicos Anônimos (AA) e que está presente em Caxias do Sul há quase 50 anos. Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de pessoas que se reúnem regularmente com um único propósito primordial que é levar a mensagem àquele que sofre com o alcoolismo.
Em Caxias do Sul, a irmandade dos AA começou em meados dos anos 70, dentro da clínica de reabilitação Paulo Guedes, e em 1º de fevereiro de 1975 foi realizada a primeira reunião pública na Praça Dante Alighieri. Por conta disso, os membros de Alcoólicos Anônimos de Caxias estão organizando um almoço-reunião comemorativo com data marcada para o dia 9 de fevereiro de 2025, no Salão da Igreja do Capuchinhos, para celebrar o seu cinquentenário na região da Serra.
O grande idealizador para trazer Alcoólicos Anônimos à Caxias do Sul foi o médico-psiquiatra Elson Barbisan, que havera conhecido a irmandade enquanto ainda fazia residência em Porto Alegre e trabalhava com muitos alcoolistas que se internavam em hospitais clínicos.
Doutor Elson Barbisan também conta como começaram a ocorrer as primeiras reuniões de Alcoólicos Anônimos em Caxias do Sul, primeiramente dentro da Clínica Paulo Guedes, e, posteriormente, em grupos formados pelos membros.
Um homem que será identificado apenas como “Membro de Alcoólicos Anônimos” conta como conheceu o AA. Ele afirma que seu vício no álcool chegou a um estado degradante, que alterava muito o seu humor, e que graças aos AA, nunca mais bebeu.
Esse Membro de Alcoólicos Anônimos explica porque ainda frequenta os grupos, mesmo depois de mais de 42 anos sem beber. A razão é ajudar assim como também foi ajudado.
Gabriela Henrique, assim como o Dr. Elson Barbisan, é uma amiga de AA. Um amigo AA é uma pessoa que não tem problema com álcool mas ajuda a irmandade. Gabriela trabalha na Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil como vice-presidente. Ela explica que embora os membros de AA sejam, por óbvio, anônimos, a irmandade não é, e precisa de profissionais especializados para representá-la diante da sociedade civil.
Não apenas grupos presenciais, mas também grupos virtuais, que podem ser acessados por qualquer pessoa em qualquer lugar, existem em Alcoólicos Anônimos. Gabriela Henrique afirma que com o advento desses grupos online, houve uma procura maior por ajuda, inclusive de mulheres e jovens que sofrem com a dependência alcoólica.
O recado deixado pelos AA’s é de que existe uma saída para todo alcoolista que ainda sofre que é possível se recuperar seguindo o que é sugerido pela irmandade. Quem deseja participar de uma reunião em Caxias do Sul, existem cinco grupos. O endereço desses grupos, assim como salas virtuais para reuniões online, podem ser encontradas no site oficial de Alcoólicos Anônimos: aa.org.br.