Nesta segunda-feira (25) é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, uma homenagem a todos aqueles que salvam vidas todos os dias, através de um ato de solidariedade e generosidade. A data foi estabelecida através de decreto em 1964, definindo o dia 25 de novembro –aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como o dia oficial do doador de sangue no Brasil.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,8% da população brasileira doa sangue de forma regular. Esse número fica abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e muito atrás dos 5% registrados em países da Europa. As doações constantes são essenciais para os estoques de plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra várias doenças, como por exemplo, o câncer. A assistente social do hemocentro de Caxias do Sul, Roberta Rizzon, ressalta a importância do ato de doar.
Para doar sangue é necessário ficar atento a alguns requisitos: ter boa saúde, se alimentar bem e dormir pelo menos 6h na noite anterior, ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos precisam de consentimento formal do responsável legal – pesar no mínimo 50 kg, e apresentar documento de identificação com foto na hora da doação. Roberta destaca quais tipos sanguíneos estão com maior necessidade de doação.
Quem quiser e puder doar, pode comparecer espontaneamente ou agendar horário por meio dos telefones (54) 3290-4580 ou (54) 98418-8487. O serviço fica na Rua Ernesto Alves, n° 2.260, ao lado da UPA Central. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h15 às 16h45 (sem fechar ao meio-dia) e aos sábados das 8h às 12h.